quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EPROINFO
NAVEGAÇÃO NA REDE
"A era da conexão é a era da mobilidade. As novas formas de comunicação sem fio estão redefinindo o uso do espaço de lugar e dos espaços de fluxos. Nas cidades contemporâneas, os tradicionais espaços de lugar (rua, praças, avenidas, monumentos) estão, pouco a pouco, transformando-se em espaços de fluxos, espaços flexíveis, comunicacionais, 'lugares digitais'." (Lemos, 2004)

Já “navego” há algum tempo no PORTAL DO PROFESSOR, lá encontro planos de aulas que me inspiram, me atualizo com informações, novidades, curiosidades... Inclusive sou cadastrada lá, mas ainda não enviei nenhuma contribuição, mas penso fazer isso, assim que possível. A proposta de “navegar à deriva”, me fez perceber a dimensão que é a internet. Abrem-se portas e janelas que nos levam a comprovar a grandiosidade que é tudo isso. Navegar à deriva sempre nos traz algum conhecimento, descobrimos coisas novas, interessantes, que nos enriquecem, mesmo “sem querer”. Não há como nos perder quando “navegamos”. Portas, janelas, se abrem e fecham com um simples clicar. É um “mergulho”, uma “viagem” que se quisermos, penso ser infinita. Depois de ”navegarmos” livremente, é importante nos focar no que realmente nos interessa naquele momento, senão corremos o risco de não sabermos administrar nossas pesquisas. Devemos ser controladores de nós mesmos. Ao pesquisar no Google, o que é hipertexto, apareceram vários endereços, e como primeira desta lista a Wikipédia. “Viajei” por vários , encontrei diferentes terminologias mas que para mim se resumem assim: Hipertexto, são textos digitais, que muitas vezes possibilitam enriquecer ainda nossos conhecimentos, através de novas janelas que se abrem (se quisermos, basta clicar), para novos mundos, saberes, conhecimentos, informações, curiosidades.... Através de links de novos textos, imagens, vídeos... Se entrarmos por uma dessas janelas, outras se abrirão e assim por diante. Não tem limites. Cabe então, sabermos delimitarmos nosso tema de pesquisa e fazê-la até que nos contentemos com as respostas que buscamos. Devemos ser os controladores, administradores de nós mesmos. Destaco ainda a definição que encontrei na Wikipédia, é simples, fácil de entender: “Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.” Hortolândia, 15 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seus comentários e opiniões serão o termômetro do meu trabalho, por isso são tão importantes para mim.

VOLTE SEMPRE E PARTICIPE...ESTAREI TE ESPERANDO!!